Friday, December 9th, 2022 | 3:20 am
Booking.com
AU-BDAYWEEK-728x90

10 tipos de educação que você só aprende na Austrália.

Já devo ter citado em alguns dos meus textos, mas meu marido veio 6 meses antes de mim e quando cheguei aqui tive um super apoio dele, inclusive, sobre aulas de educação na Austrália. Sim, educação, hahaha.

Pra você que está chegando vou explicar um pouco mais sobre algumas “regrinhas básicas” de boa convivência que rolam por aqui e são seguidas bem a sério pela maioria das pessoas, faça sua parte e entre no esquema também.

1 – Sorry. O padrão. Toda vez que você esbarra em alguém e até quando esbarram em você, é super comum pedir desculpas. Estranhei muito quando cheguei e até me senti incomodada por TER que pedir desculpas, sendo que “esbarraram em mim”. Hoje em dia isso é natural, você se vê fazendo isso no automático em poucos meses de Austrália. Tipo mais comum de sorry: – Passar obrigatoriamente entre 2 pessoas e/ou cruzar a frente de alguém (no sentido de pedir licença).

2 – Espaço. Cada um tem o seu. O ônibus ou trem pode estar lotado, mas ninguém encosta em ninguém e eu particularmente acho isso o máximo. Contato físico pra quê? Aliás alguns Ozzy’s já se acostumaram, mas outros não, cuidado com os nossos comprimentos de “beijos e abraços”. Já tomei um “ei, pêra ai” quando fui cumprimentar uma pessoa. Super estranha a situação, kkk.

3 – Escada rolante. Andar ou esperar. A opção é sua. Se quiser subir andando pela escada rolante, use o lado direito da escada, se vai esperar, o lado esquerdo (siga o fluxo). Quer conversar, fique um atrás do outro, pois se ficar ao lado, alguém irá te dizer educadamente “sorry” e você terá que decidir seu lado, rs.

4 – Som de ouvido. “Silence please”. BEM diferente do Brasil, aqui dificilmente você compartilha qualquer tipo de som. É extremamente mal educado, falar alto, ouvir som alto, tocar som alto, rir alto. Enfim, qualquer coisa que disturbe o próximo. Se não quiser encarar olhadas fixas para o seu comportamento. Evite.

#QuemNunca.

5 – Lixo. Leve o seu com você. Reparou como Sydney é limpo né?! Já flagrei e já até dei umas duras do tipo: “Você esqueceu seu lixo” ou “A lixeira fica logo ali”. Que mico né?! Ninguém merece. Vamos manter a cidade limpa, cada um fazendo sua parte.

6 – Top Less. Normal. Eu sei, não tem como não reparar. Assim como não tem como não olhar em sua primeira vez. Mas não tente olhar fixamente, se não quiser ter problemas com a polícia ok?! O mesmo vale sobre mexer com as moças na rua. Isso não é comum aqui. Respeite!

7 – Bom dia. Não sei vocês, mas não tinha o costume de dar bom dia para desconhecidos no Brasil. Aliás nem dentro da minha casa. Aqui você se pega ganhando um “bom dia e boa noite” de qualquer pessoa. E isso te faz bem, te deixa feliz. Porque não retribuir?!

8 – Smile. Sorria =). Afinal, você está na Australia. As pessoas, principalmente os idosos sorriem pra você o tempo todo. Puxam assunto, perguntam sobre como esta indo seu dia. No Brasil se alguém sorrisse pra mim “do nada” na rua, acharia que estaria tirando uma onda com a minha cara. Mas aqui não, faz parte da educação.

9 – Paz e amor. Presenciei poucas momentos de stress no trânsito por exemplo. Eles te deixam passar, te dão preferência sem você estar certo, você escuta poucas buzinas. É bem “calmo” comparado com o trânsito no Brasil.

10 – Pontualismo. Não deixe para a última hora. Diferente do Brasil, se você tem uma consulta, chegue no horário marcado. 10 minutos depois e você será re-marcado e/ou colocado para o fim da lista. Esses dias passei por uma situação parecida, na verdade, ja passei algumas vezes hahaha. É constrangedor, pois toda vez eles falam: “Se você tivesse chegado na hora”, e o pior/melhor é, se você chegar na hora. Será atendido na hora.

Mais itens a acrescentar. Comente com a gente =)

About Vanessa

Publicitária, de Campinas, São Paulo. Adora tecnologia da informação, sites e redes sociais. Em Sydney desde 2012, busca uma oportunidade de poder compartilhar todo seu conhecimento em terras Australianas.