41 anos da Sydney Opera House
Hoje a Sydney Opera House esta completando 41 anos, mas com corpinho de 20! rs
Com toda sua grandiosidade e harmonia geométrica, nao há dúvida de que a Sydney Opera House é uma obra-prima. Falou-se em Sydney, automaticamente vem a cabeça a imagem da construção.
Identificado como um dos edifícios mais característicos do século 20 e um dos mais famosos centros de artes cênicas do mundo, a Opera House é administrada pelo governo Australiano – Ministério das Artes.
Não é a toa que a Sydney Opera House se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 28 de Junho de 2007. O cartao postal de Sydney e tido como um das mais distintas construções do século 20, além de ser um dos maiores centros de performances artísticas do mundo.
Sobre a sua Historia
Sua inauguração aconteceu em 20 de outubro de 1973. Foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, Que?? Dinamarquês??
Yes. O Arquiteto Utzon foi vencedor do concurso arquitetônico internacional lançado em setembro de 1955, e recebeu 233 inscrições de arquitetos de 32 países. Com esse projeto, Utzon recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura, a mais alta honraria da arquitetura, em 2003.
A construção levou 17 anos para ficar pronto!
Quando o edifício da Ópera de Sydney ficou concluído em 1973, constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou a Oceania no mapa mundial. A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.
Alguns pormenores da obra, nomeadamente no seu interior, não foram acabados segundo os seus planos. Utzon nunca chegou a visitar o edifício, mesmo depois de se ter reconciliado com a Fundação da Ópera de Sydney nos anos 1990 e mais tarde o seu filho Jan, também arquitecto, ter feito a renovação do interior do edifício, aproximando-o mais daquilo que o pai tinha projetado.
O maior auditório, conhecido como Concert Hall, tem capacidade para 2690 espectadores sentados.



Curiosidades:
- São mais de 1.500 performances a cada ano com a participação de cerca de 1,2 milhões de pessoas.
- Os residentes: Opera Australia, The Australian Ballet, a Sydney Theatre Company e da Orquestra Sinfônica de Sydney.
- Mais de sete milhões de pessoas visitam o local a cada ano
- 300 mil pessoas participam anualmente da visita guiada das instalações.
- Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2000, o local serviu como ponto focal para os eventos de triatlo.
- Em 2012, Louise Herron foi apontada como o primeira Chefe do sexo feminino Diretor da Sydney Opera House em sua história.
- As velas Opera House formam uma projeção em tela gráfica em um show de luzes espetacular montado em conexão com o Internacional Fleet Review em Sydney Harbour em 5 de Outubro de 2013
- Em 31 de dezembro de 2013, ano do 40 º aniversário da Casa da Ópera, uma queima de fogos de Ano Novo foi montado pela primeira vez em uma década.
Faca um tour pela Sydney Opera House
O que muitas pessoas não sabem e que e possivel fazer um tour por dentro da Opera House. O passeio é guiado, o que possibilita entender mais da sua história. Os valores do tour variam entre $37 a $14.40. Saiba mais

