Monday, December 11th, 2023 | 7:01 pm
Booking.com
AU-BDAYWEEK-728x90

Brasil entre os finalistas no Melbourne Web Fest Austrália

Uma produção brasileira está entre os finalistas na premiação do Melbourne Web Fest! Se trata de uma série chamada de “mute” (mudo, em português), que já é a mais popular na categoria drama da premiação. Conheça mais sobre a produção brasileira e sobre os outros concorrentes do festival!

Vote aqui: http://fb.st/5wesv0#14672529803271&if_height=1302

MUTE é uma webéserie inspirada no cinema mudo e no expressionismo alemão, mas que nasceu da necessidade que os produtores Alexia Garcia e Alexsandro Palermo tiveram de trazer para a web um produto diferenciado e inventivo, que pudesse atingir o público em cheio, instigando os sentidos de quem assiste, não por causa dos diálogos, mas através da expressão dos atores, do figurino, cenário, maquiagem, trilha e dramaturgia de cada episódio. A série mistura linguagem teatral e cinematográfica para levar histórias inspiradoras ao público. Costumamos dizer que MUTE é um quadro em movimento, uma pintura que deve ser apreciada pelo espectador com atenção e cuidado, e que pode ser interpretada por cada um à sua maneira, como uma obra de arte exposta numa galeria, no caso, na internet. Uma temporada de MUTE é uma exposição online e cada episódio um quadro. A produção é da “Mãos do Vento Produções”, e já conta com 5 episódios no seu canal no You Tube: “Facínora”, de Bruno Caldeira  (direção de Alexsandro Palermo), “O Castigo”, de Alexia Garcia (direção de Sergio Menezes), “Cobaia”, de Alexia Garcia (direção de Alexsandro Palermo), “O Banquete” , de Ádamo Da Veiga (direção de Marcio Vieira) e “Amassa!”, uma adaptação de Rainer Cadete (direção de Rainer Cadete). O 6º episódio, “Betrayal”, de Pedro Manoel (direção de Alexsandro Palermo), estreará no início de Julho e para encerrar a primeira temporada em grande estilo teremos “Atrapada”, de Ruy Albernaz, com previsão de estreia para o início de Setembro e direção de Alex Teix.

MUTE vem se destacando em diversos festivais e já teve resenhas em sites especializados em webséries e cinema em várias partes do mundo. Mesmo sendo um produto para um público mais específico, por sua característica surrealista, a cada dia está se tornando mais popular. A primeira temporada terá um total de 7 episódios e a segunda temporada com previsão de estreia para o início de 2017, chamada “Cinco Sentidos” já está em fase de captação de recursos e promete causar muitas emoções.

Os produtores optaram por convidar autores e diretores diferentes para cada episódio, com isso, visões artísticas diferenciadas são impressas na obra, mas sem perder a identidade quase grotesca da série. O processo de produção é sempre o mesmo, os produtores recebem os roteiros e após uma análise e aprovação, o roteiro é colocado numa fila de espera para ser produzido e encaixado numa das temporadas futuras.

Uma curiosidade de MUTE e também um desafio para quem assiste, são os ‘easter eggs’ (segredos) escondidos nos episódios, que fazem ligação entre eles, linkando as histórias por meio de signos e podem estar escondidos no cenário, no figurino, em ações ou até na linguagem empregada em cada um.

Desde sua estreia no final de 2013, MUTE foi conquistando a imprensa e artistas do país e do mundo, tanto que já saíram matérias em revistas, jornais, sites culturais, blogs, etc. Algumas matérias marcantes foram: Matéria feita e exibida pela TV Brasil para o programa “Revista do Cinema Brasileiro”; resenha para o site americano especializado em webséries  “WebVee Guide”; matéria sobre o projeto no site de entretenimento “Catraca Livre”; matéria especial no site sobre cinema nacional o “Assiste Brasil”; matéria no site da revista francesa “Libération” dentro do blog “Web Séries Mag”;  entre outros. E não para por aí. Nesses quase três anos de produção totalmente independente, o projeto MUTE participou de seis festivais internacionais; o primeiro foi em Roma em 2014 no Arcipelago – 2º Festival Internazionale Di Cortometragi e Nuove Immagini; em seguida, no começo de 2015,  participou do BAWEBFEST em Buenos Aires (Argentina), ficando com o segundo lugar pelo voto popular na mostra paralela; mais recentemente, em Novembro do mesmo ano, participou do Rio Web Fest, o primeiro festival internacional de webséries do Brasil, onde foi indicado em cinco categorias: melhor direção drama, melhor websérie dramática, melhor elenco, melhor direção de arte e melhor maquiagem. Na ocasião ganhou o prêmio de melhor direção (drama);  já em 2016 participou do LAWEBFEST em Los Angeles e teve duas indicações, melhor fotografia e  melhor trilha sonora; em julho concorrerá no Melbourne Web Fest (Austrália) e além de concorrer ao voto popular como melhor websérie, concorrerá em mais quatro categorias – Melhor websérie internacional, melhor edição, melhor desenho de som e melhor trilha sonora; e ainda em 2016 participará na seleção oficial do KWEBFEST na Coreia do Sul. Em 2015 o projeto foi indicado e ficou com o segundo lugar no voto popular do prêmio melhores do ano do site Notícias de TV, como melhor websérie nacional. Este ano já teve exibições especiais no CANNES FASHION & FILM em Cannes, nos estúdios da Warner Brothers e no Minas Gerais Audiovisual Expo. Por último, ficou classificado no TOP 30 do Web SERIES WORLD Cup da França, em 2015.

É possível acompanhar o projeto em nossa fan page no Facebook:

 www.facebook.com/mutewebserie

About Brazil in Australia

Brazil in Austrália / O Portal independente de notícias para quem quer morar e estudar na Austrália. E para quem já conhece mas quer descobrir mais sobre a comunidade brasileira na Australia. O POrtal Brasil in Australia é para você.Curta, Compartilhe e Participe!

Check Also

Aonde Assistir a Grand Final AFL em Melbourne

EVEN if you miss out on a ticket to the big game at the MCG, …

Samba-school carnival parade depicts troubled Brazil as ‘monster’

Dance display featured armed gangs, corrupt politicians, victims of stray bullets and a child’s coffin …

Esperança para pessoas com o visto 457 ?

Muitas pessoas com o visto 457 ficaram apavoradas quando o governo australiano anunciou mudanças significantes …