Tuesday, July 16th, 2019 | 8:33 pm
Home » Outras Cidades na Australia » Lazer e Esportes » Criquete para Iniciantes – Parte 2
AU-BDAYWEEK-728x90

Criquete para Iniciantes – Parte 2

Continuando o texto da Leticia sobre o Criquete….

O objetivo do time arremessando a bola é dispensar o rebatedor do jogo com o menor número possível de “runs” sendo marcado. O rebatedor é dispensado através de uma série de eventos, entre eles:

1) quando ele não consegue rebater a bola e ela bate nas estacas do “wicket”. Nesse caso o “batsman” foi “bowled out”;

2) quando ele rebate a bola, que é então apanhada por um dos jogadores do time arremessando, sem tocar primeiro no campo;

3) se o rebatedor sai completamente de trás da sua linha demarcadora (“batting crease”) para rebater uma bola, mas a bola passa por ele e é apanhada pelo “wicket-keeper” (um jogador do time que está arremessando e que fica imediatamente atrás do rebatedor), que então a usa para derrubar o “wicket”;

4) se o time arremessando conseguir recuperar a bola e usá-la para derrubar um dos “wickets” enquanto os rebatedores, que calcularam mal o tempo que o outro time levaria para recuper ar a bola, ainda estão correndo entre os “wickets”.

Quando um dos rebatedores é dispensado, um novo vem substituí-lo. A ordem de entrada dos rebatedores é decidida pelo capitão do time, que geralmente escolhe os especialistas em rebater primeiro, depois os “all-Australiarounders”, e por último os especialistas em arremessar (nem sempre bons rebatedores).

O jogo é dividido em “innings”. Em um “innings”, um time rebate enquanto o outro arremessa. Um jogo pode ser de um “innings” para cada time (tipicamente no críquete de um dia), ou de dois “innings” para cada time (como no “test match”, que dura de 3 a 5 dias).

Cada “innings”, por sua vez, é dividido em “overs”. Cada “over” consiste de 6 bolas arremessadas pelo mesmo “bowler”. No críquete de um dia, quando cada time arremessa e rebate apenas uma vez, o número de bolas arremessadas será fixo. Nos jogos internacionais, geralmente são 50 “overs” (ou seja, 300 bolas arremessadas corretamente). Ao final de 50 “overs”, o “innings” termina e os times mudam de posição.

Nos jogos de dois “innings” por time, não há limite de “overs”. O time que está rebatendo continua a fazê-lo até que 10 dos seus jogadores tenham sido dispensados, quando então o “innings” acaba e os times mudam de posição. Um “innings” nos jogos mais compridos também pode terminar quando o capitão do time rebatendo declara seu “innings” terminado (quando ele considera que já marcaram “runs” suficientes).

Ganha o time que tiver marcado mais “runs”. Se os 2 times marcam o mesmo número, e o time rebatendo por último tiver conseguido terminar seu segundo “innings”, o resultado do jogo é “tie” (empate). Se o jogo não termina até o fim do tempo alocado, o resultado é “draw”, que é mais um não-resultado, que um empate propriamente. No críquete de um dia, se o jogo terminar antes de completo devido à chuva (só se joga críquete em tempo seco) ou outro motivo qualquer, o resultado é declarado um não-resultado (“no-result”).

Entendeu tudo? agora eh so marcar com a galera para assistir a um jogo ao vivo! See ya!

About Brazil in Australia

Brazil in Australia
Brazil in Austrália / O Portal independente de notícias para quem quer morar e estudar na Austrália. E para quem já conhece mas quer descobrir mais sobre a comunidade brasileira na Australia. O POrtal Brasil in Australia é para você.Curta, Compartilhe e Participe!