Tuesday, July 16th, 2019 | 8:32 pm
Home » Primeiros passos na Australia » Dirigindo na Austrália
AU-BDAYWEEK-728x90

Dirigindo na Austrália

Dirigir na Austrália.

blt-sydney-trafficAlguns dos mais famosos “landscapes” da Austrália permitem apenas acesso viário, isso implica que precisamos estar por dentro das leis para não termos problemas, recebermos multas ou buzinadas pelas estradas de mão inglesa, “keep left” e fique atento!

Se você esta com visto de turista ou estudante e já tem a carteira de motorista do Brasil válida, pode dirigir na Austrália apenas com a tradução juramentada, um recado importante é que a habilitação internacional não vale em território australiano!

Para aqueles que querem tirar a “drivers licence” australiana não é necessário fazer aulas, somente provas teóricas e práticas e precisam verificar no órgão de sua região as devidas regras vigentes.

Para NSW licence as regras são:

  • Ter mais de 18 anos
  • Ir ao RTA mais próximo com a cópia da habilitação original e a tradução oficial feita pelo
  • nsw-licenseCommunity Relations Commission for a Multicultural NSW.
  • Comprovar seu endereço em NSW
  • Comprovar sua identidade
  • Passar no teste de conhecimento para categoria aplicada
  • Passar no teste prático para categoria aplicada

MUITO IMPORTANTE: Como Visitante Internacional Temporário você precisa estar sempre dirigindo com sua habilitação internacional junto com a tradução, isso irá comprovar seu status de visitante caso seja indagado pela polícia.

Contatos dos órgãos competentes de cada estado para maiores informações:

529455-rta-officeAustralian Capital Territory: www.rego.act.gov.au
Victoria: www.vicroads.vic.gov.au
Western Australia: www.transport.wa.gov.au
South Australia: www.transport.sa.gov.au
Tasmânia: www.transport.tas.gov.au
New South Wales: www.rta.nsw.gov.au
Queensland: www.transport.qld.gov.au
Northern Territory: www.nt.gov.au/transport/mvr

E quando a habilitação brasileira vencer?

É necessário fazer o DKT (Driver Knowledge Test) online e com a aprovação ir ao RTA e marcar a prova prática, lembrando que alguns documentos precisam ser apresentados como antiga carta de habilitação traduzida, comprovante bancário e comprovante domadicare/OSHC.

RTA – New South Wales

Vale ressaltar que um dos serviços oferecidos pelo RTA também é o ID Photo que pode ser utilizado pelos estudantes como documento de identificação na Austrália, vale muito a pena pelo fato de que você não precisa mais ficar andando mais pra cima e pra baixo com o passaporte para comprovar seus dados.

No NSW Photo Card vai conter seu nome, endereço, data de nascimento e photo.

Como aplicar?

Preenchendo o formulário 1359 disponível no link http://www.rms.nsw.gov.au/publicationsstatisticsforms/downloads/45071151.pdf,  leva-lo ao RTA mais próximo com seu passaporte, comprovante de endereço (que pode ser um extrato do banco) e a taxa de $49 que paga no local.

About Gabriela Rocha

Gabriela Rocha
Gabriela é Paulista, chegou na Austrália em 2012 com o intúito de aprimorar meu inglês para sua carreira de Turismóloga, a Australia foi minha escolha certa ao pesquisar sobre estilo de vida e o clima da região. Agora já a mais de um ano na terra dos cangurus estuda Marketing e não penso mais em voltar para o Brasil, pelo simples fato da mente aberta e os lugares fantásticos que você só encontra aqui.