Tuesday, July 16th, 2019 | 8:35 pm
AU-BDAYWEEK-728x90

Estórias de Imigrantes: Edna e Frank

Estórias de Imigrantes: Edna e Frank

Foi naquela tarde de verão, no interior da Inglaterra, que ela o viu pela primeira vez. Ela havia saído com suas irmãs e amigas para passear e viu aqueles dois mariners recém-chegados. Um deles tinha os cabelos pretos, levemente cacheados e um sorriso que iluminava a todos ao redor. Alguns dias depois, ela voltou a sair com suas amigas, e lá estava ele novamente, com o mesmo amigo.

– Edna, olha aqueles dois ali!

Sem alterar sua voz, Edna respondeu:

– Tire os olhos do de terno marrom.

E assim a amiga fez. Nem ousou olhar de novo depois do aviso dado!

Edna e Frank começaram a namorar, e se casaram em dezembro de 1956. Edna não suportava o frio e a chuva de Lancastershire e sempre sonhava em morar mais ao sul, onde o clima era mais ameno. Frank também pensava sempre nisso, e na possibilidade de dar um futuro melhor para o seu filho.

Um dia voltando para casa, Frank pegou um panfleto que estava sendo distribuido na cidade, que falava de uma terra onde tinha sol o ano inteiro, tinha casa e tinha trabalho. Chegou para a Edna e perguntou:

– Você queria morar mais ao sul. Veja isso. Essa terra é bem mais ao sul, faz sol o ano inteiro e tem casa e trabalho. O que você acha?

– Se você quiser ir, eu vou! Disse ela sem nem hesitar.

O panfleto mostrava uma terra de oportunidades, e uma promoção irrecusável.Eles pagariam  £10 por um ticket somente de ida para a Austrália. Caso eles quisessem retornar à Inglaterra, eles teriam que pagar o valor real do ticket de ida e volta.

As famílias não aceitaram muito bem a idéia, até porque, a perspectiva de convívio era minima. A mãe de Edna não quis se despedir dela, e a mãe do Frank disse adeus e nunca mais viu o seu filho.

Em Janeiro de 1961 aportaram em Fremantle, em Perth e logo seguiram para Sydney. Quando o capitão anunciou que estariam chegando em Sydney, eles foram até o convés para ver. Ela descreve até hoje aquela cena como o lugar mais lindo que ela já havia visto em toda a sua vida. Sydney Harbour.

Desde os anos 40, até os anos 70, houve a migração de milhares de cidadãos Britânicos para a Austrália, e praticamente todos eles chegaram aqui desta forma. Até mesmo os pais do Hugh Jackman! Migraram milhares de Ingleses, Irlandeses, Escoceses, Galeses.  Em sua grande maioria, essas pessoas eram da classe trabalhadora, como carpinteiros, eletricistas, mecânicos, e também professores, médicos, enfermeiros. A política de imigração australiana da época era de promover o povoamento e o crescimento econômico da ex-colônia, tornando-a autosuficiente.

About Brazil in Australia

Brazil in Australia
Brazil in Austrália / O Portal independente de notícias para quem quer morar e estudar na Austrália. E para quem já conhece mas quer descobrir mais sobre a comunidade brasileira na Australia. O POrtal Brasil in Australia é para você.Curta, Compartilhe e Participe!

Check Also

Novela “Totalmente Demais” na Australia: Bate-Papo com Humberto Martins

Gente ai que coisa mais linda…olha que bate-papo especial com o ator Humberto Martins para o Portal …

Natiruts com turnê na Australia

Quer ganhar um par de ingressos para ver o Natiruts em Sydney ou Melbourne? - Dê um share no post - Deixe um comentário. - O comentário com mais LIKES leva um par de ingressos!

Próxima Novela da Globo está sendo gravada na Austrália

As gravações da próxima novela da Globo já começaram! O Tourism Australia, órgão oficial de …