Friday, August 19th, 2022 | 12:37 pm
Booking.com
AU-BDAYWEEK-728x90

Final dramático em Sydney após 17 horas de tensão no Lindt Cafe

O dia 15 de dezembro de 2014 vai ficar para a história de Sydney e de toda a Austrália. Aparentemente isso seria um dia como qualquer outro, normalmente mais agitado devido ao período de Natal e Ano Novo, mas na verdade, foi um dia atípico para cada morador de Sydney, que viveu ontem, minuto a minuto, a ação terrorista no Lindt Chocolate Cafe, na Martin Place, coração de Sydney, onde resultou em 3 vítimas fatais e 4 feridos.

A ação terrorista que durou 17 horas, foi planejada e executada por Man Haron Monis, 49 anos, um refugiado iraniano que tem uma extensa lista criminal. Ele manteve sob a mira de uma arma 17 pessoas, entre elas funcionários do café e clientes, dentre os reféns estava uma brasileira, Marcia Mikhael.

A ação iniciou as 9h45min com a invasão do café por Monis. Algumas pessoas conseguiram escapar, mas 17  foram mantidas como reféns. Algumas foram obrigadas a segurar uma bandeira islâmica por horas, exposta na janela da frente do café onde dizia: “Não há outro Deus que Alá, Maomé é o mensageiro de Alá”. Dentre suas reivindicações estavam trocar um refém por uma bandeira islâmica, e falar com o Primeiro Ministro, Tony Abbot. Um outro homem foi preso no noroeste de Sydney, horas depois. Segundo informações não oficiais estava armado e, poderia ter ligação com a ação terrorista.

A ação policial foi rápida, coordenada e precisa. Imediatamente um alerta vermelho de ataque terrorista foi dado e um protocolo de evacuação do CBD foi seguido (área que envolve a Martin Place e considerada o coração de Sydney). Por algumas horas a Harbour Bridge foi fechada, e o espaço aéro  de Sydney, sendo ambos reabertos depois, com mudança de rota dos aviões. Os melhores e mais bem preparados policiais táticos participaram da operação.

Trens e ônibus tiveram mudanças de percurso e não estavam passando e parando na estação e paradas da Martin Place. O Opera House, a principal atracão da cidade, foi evacuado e fechado, todos os shows foram cancelados.

No Opera House a na Cathedral St. Mary, no centro da cidade, foi encontrado um saco azul e, respectivamente, uma mochila, suspeitos de conterem uma bomba, o esquadrão anti- bomba foi enviado para o local, mas até agora não existe confirmação oficial.

Durante o dia 5 reféns conseguiram escapar do cerco de Monis, 3 homens e 2 mulheres, 3 deles funcionários do café.

Uma das refens escapando
Uma das refens escapando
Ultimos refens correndo  pouco antes de a polícia invadir o local (Foto: Rob Griffith/AP)
Ultimos refens correndo pouco antes de a polícia invadir o local (Foto: Rob Griffith/AP)

Radical islâmico, Monis, ameaçava ter 4 bombas, uma delas dentro do café, pois ele usava uma mochila, o que fez os policias pensarem que seria possível, por fim, dizia ter 2 bombas instaladas na cidade e prontas para serem detonadas.

Os melhores negociadores anti-sequestro do mundo passaram mais de 15 horas conversando com Monis, o café foi cercado por forças especiais e atiradores de elite. A  tensão durou o dia toda, quando anoiteceu a energia foi cortada. Monis usou os reféns em vídeos para deixar claro suas exigências para a polícia.

Após horas de negociações, todos os reféns e familiares levados a exaustão pela delicada e perigosa situação, as 2h05 minutos da manha de terça-feira a polícia invadiu o café, usando armas de fogo e flash lights, acabou com a ação terrorista. Monis e mais outras duas pessoas morreram na ação, 1 delas vindo a falecer de ataque cardíaco horas depois, no hospital. Um homen de 32 anos e uma mulher de 38 anos. 4 pessoas ficaram feridas na ação. Após a invasão do café e a retirada dos reféns, o esquadrão anti-bomba entrou em ação, e um robo foi usado, mas nada foi confirmado.

10868232_820460754668430_3789214869776106348_n

Durante o dia, o Primeiro Ministro, Tony Abbot, se manifestou oferecendo todo o apoio e suporte as vítimas, suas famílias e ao povo australiano. Procurou levar segurança a população em dizer que os melhores homens estavam envolvidos na ação. Falou que a Austrália e um país de paz, generoso, aberto a todas as nacionalidades, e seguro, mas está sujeito a atos de violência,  e a Austrália nao vai tolerar ações como esta, que ocorreu ontem.

A comunidade muçulmana se manifestou horrorizada com a ação criminosa de Monis, e convocou a todos para rezarem pelas vítimas e suas famílias.

O Lindt Chocolate Café manifestou em comunicado nesta manhã de terça-feira, demonstrando seu pesar pelo acontecido. “Estamos profundamente preocupados com este grave incidente e os nossos pensamentos e orações estão com a equipe e os clientes envolvidos e todos os seus amigos e famílias. O assunto está sendo tratado pelas autoridades e estamos à espera de atualizaçoes “.

Nesta terça-feira, 16, a cidade amanhaceu cinzenta. Todos ainda tentam entender o que motivou a ação criminosa de Monis. Muitas flores estão sendo colocadas no local, em homenagem as vítimas desta trágica fatalidade. Há muito o que ser investigado, e a polícia nos próximos dias revelará mais sobre este ato criminoso que deixou marcas de sangue na história da Austrália.

Tori Johnson, gerente da Lindt Cafe que tentou desarmar o sequestrador e foi morto.
Tori Johnson, gerente da Lindt Cafe que tentou desarmar o sequestrador e foi morto.
Katrina Dawson a segunda vitima
Katrina Dawson a segunda vitima
Homenagens estao sendo feitas no local do incidente
Homenagens estao sendo feitas no local do incidente

Quem era Man Haron Monis, o sequestrador

1502568_765188193518693_5776561799542064956_nMan Monis Haon, que se intitulava xeique Haron, nasceu em Manteghi Bourjerdi e se mudou do Irã para a Austrália em 1996. Ele teria sido processado em 2009 após uma campanha de cartas de ódio para protestar contra a presença das tropas australianas no Afeganistão e foi condenado a 300 horas de trabalho comunitário em setembro de 2013.

Em novembro do ano passado, Monis voltou aos noticiários após ser suspeito de ter orquestrado o assassinato da ex-mulher Noleen Pal, que foi encontrada esfaqueada em um apartamento. Em abril deste ano, ele foi acusado de abusar sexualmente de sete mulheres enquanto trabalhava como um “curandeiro espiritual” em Wentworthville. Em outubro ele foi acusado de outros 40 crimes sexuais relacionados ao seu trabalho como líder espiritual.

Ele recebeu asilo político na Austrália, estava em liberdade sob fiança por uma série de crimes violentos.

O ex-advogado de Monis , Manny Conditsis, descreveu Monis como uma figura isolada e acredita que ele provavelmente agiu sozinho.

“Sua ideologia é tão forte e tão poderoso que ofusca sua visão para o senso comum e objetividade”, disse ele.

20141215085445685308iConheça a Brasileira que foi vitíma do ataque

Márcia Mikhael,  natural de Goiânia, tem 47 anos e mora em Sydney há 30. Mãe de três filhos ela trabalha como gerente de projetos em um banco australiano, cuja sede fica próxima ao local do incidente.

Marcia foi usada como porta voz de Monis, onde postou em sua página no facebook as exigências do seqüestrador. Foi obrigada a gravar um vídeo falando sobre o que Monis queria, assim como outros dois reféns. Segundo sua família ela passa bem.

20141215094745745565e

Brasileira Marcia sendo resgatada e levada para o hospital
Brasileira Marcia sendo resgatada e levada para o hospital

10849768_819637394750766_7773184120161118706_n

 

Paramedicos atendendo
Paramedicos atendendo nos momentos finais do sequestro

australia-cafe-refens-v2

About Ana Paula

Ana Paula Coser, gaucha de Passo Fundo e apaixonada por Florianópolis, mora há 6 anos em Sydney, Austrália. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com atuação em Rádio, Jornal Impresso, Web Sites, Eventos, Marketing e Business. Programadora Neuro-linguista, também é Formada em Comércio Exterior. Terapeuta na área de Florais de Bach, sua grande paixão, atua hoje na Anasessencis, com terapia pessoal, manipulando Remédios Florais e Óleos Aromáticos e, como jornalista Free Lancer.

Check Also

Aonde Assistir a Grand Final AFL em Melbourne

EVEN if you miss out on a ticket to the big game at the MCG, …

Samba-school carnival parade depicts troubled Brazil as ‘monster’

Dance display featured armed gangs, corrupt politicians, victims of stray bullets and a child’s coffin …

Esperança para pessoas com o visto 457 ?

Muitas pessoas com o visto 457 ficaram apavoradas quando o governo australiano anunciou mudanças significantes …