Friday, August 19th, 2022 | 3:19 pm
Booking.com
AU-BDAYWEEK-728x90

Homesick – a tal saudade de casa

Depois dos primeiros meses de intercâmbio, onde a empolgação da chegada abre espaço para a falta de grana, a saudade dos familiares, amigos, festas e comidas do Brasil, você se vê naquele bode, naquele chororô, naquela dificuldade, onde parece que a única luz no fim do túnel é correr pro aeroporto e pegar o 1 avião. Você provavelmente deve estar com “homesick”, o nome que denomina a “saudade de casa”.

É nessas horas que nos perguntamos: “O que eu estou fazendo aqui?”. “O casamento da minha melhor amiga é hoje e eu aqui!”. “Meu parente morreu e nem pude me despedir”. “Meus amigos mal falam comigo, nada é como antes!”. “Estou sem dinheiro, meu inglês é um lixo e eu continuo lavando prato”. …”É melhor ir pra casa!”.

Quem nunca?!

Eu estou aqui a 1 ano e meio e vira e mexe me pergunto: “Estou no caminho certo?”. “É isso que eu quero?”. “O que eu quero no futuro, vai valer a pena o sacrifico que estou fazendo aqui hoje, longe de casa?”.

O problema é que nunca vamos saber, nunca saberemos se optamos certo nas escolhas da vida. Por isso, quando esses pensamentos de incertezas me pegam eu tento pensar positivo:

– Somos uma boa minoria que consegue sair do Brasil e conhecer um novo país, uma nova cultura, trabalhar na mão de obra e descobrir o nosso lado humilde, entender uma musica em inglês e falar algumas palavras em chinês, japonês e até thailandês. Comer coisas que nunca imaginou que comeria e deixar de lado aquele nojinho de “mãe não gosto disto”. Descobrir que podemos cozinhar, lavar, fazer compras…amadurecer!

A gente muda quando pisamos aqui, nosso modo de ver as coisas, o mundo, a vida em si. Não é o Brasil que mudou ou nossos amigos que estão diferentes, somos nós! Então, tente aproveitar ao máximo o dia de hoje, o lugar lindo que estamos, as histórias que ouvimos, as pessoas que conhecemos. E se nada der certo, você pelo menos tentou.

Faça valer a pena o tempo longe das pessoas que ama, viva o hoje como se estivesse indo embora amanhã. Sorria para as pessoas na rua, “enjoy the view”, caminhe na praia, sente no parque…sinta a grama! Afinal, as melhores coisas da vida, são grátis. Aqui ou no Brasil!

E se quiser conversar, eu pago a 1 cerveja 😉

Uma coisa é certa, tudo isso vai passar, os problemas, as dificuldades…a vida.

About Vanessa

Publicitária, de Campinas, São Paulo. Adora tecnologia da informação, sites e redes sociais. Em Sydney desde 2012, busca uma oportunidade de poder compartilhar todo seu conhecimento em terras Australianas.