Friday, August 23rd, 2019 | 7:27 pm
Home » Outras Cidades na Australia » Por quê os Pubs na Austrália têm o nome de Hotel?
AU-BDAYWEEK-728x90

Por quê os Pubs na Austrália têm o nome de Hotel?

Uma das coisas que reparei quando cheguei em Sydney foi perceber que todas as fotos que tirava de algum bar/pub em diversas regiões, todos eles tinham a inscrição “Hotel” em sua fachada. Porém, a maneira que descobri que estes lugares não eram hotéis de verdade foi bem curiosa.

Bom, tudo começa no século retrasado, quando a influência inglesa herda o costume de consumir bebidas alcoólicas na colônia recém-descoberta. A produção e o consumo de bebidas alcoólicas sempre teve um papel fundamental no comércio ocidental e refletia uma atividade social. Ainda hoje é possível visitar pubs que foram erguidos há muitas décadas em Sydney, apesar dos pubs coloniais terem sidos demolidos ao longo do tempo.

Em muitos casos, os estabelecimentos erguidos para promover o consumo de bebida alcoólica e manter a vida social dos moradores da região (conhecido mais globalmente como bares ou ‘pubs’) foram as primeiras estruturas construídas em cidades que cresciam por conta da colonização inglesa na Austrália. Os pubs da época não serviam simplesmente bebidas somente, mas tinham múltiplas funções como oferecer serviços de correios, restaurante, armazém e claro, hospedagem. No século seguinte, com o crescimento e expansão das cidades por conta da corrida do ouro, mais e mais pubs foram erguidos, construindo-se assim uma tradição que dura até hoje no dia-a-dia dos australianos.

A cultura de consumir cerveja na Austrália é descendente da tradição do norte da Europa, o que favoreceu bebidas derivadas de grãos, como cerveja e as ‘spirits’ (destilados). A Austrália há muito tempo tem uma das maiores taxas per capita de consumo de cerveja no mundo. Diga-se quem vive aqui e repara que todos os dias da semana após o expediente de trabalho, milhares de executivos se reúnem nos pubs para conversar, tratar de assuntos de negócios e assim por diante. Engraçado que eu reparo isto mesmo, o pessoal vai para o pub mas não com o intuito de comemorar alguma coisa ou encher a cara, mas sim continuar o que foi feito no dia, só que em um lugar diferente e com uma ‘breja’ na mesa.

Os anos foram se passando e à medida que a cultura dos pubs ia se proliferando pelo território australiano, novas regras e restrições iam surgindo paralelamente. Foi o caso que aconteceu já no final do século XIX, onde um grupo de cristãos conservadores pressionou a legislação até que as mudanças apareceram. Uma das regras que foi imposta foi que todo pub deveria ser obrigado a fornecer alojamento. Alguns deles já tinham esta função, porém a obrigatoriedade obrigou muitos deles a se adaptarem. Entretanto, para fugir da lei, muitos deles tinham apenas alguns quartos ‘simbólicos’ que eram raramente usados, e então permaneciam com a operação do bar funcionando a todo vapor, e mesmo assim tinham a inscrição de ‘Hotel’ em sua fachada.

Em 1916, as novas leis de licenciamento restrito à comercialização de álcool ganharam força ainda maior. Bebidas alcoólicas só podiam ser compradas em bares, com restrições sobre o número de garrafas por cliente, e o horário de funcionamento  dos pubs era muito restrito.

Parte desta cultura se permaneceu até hoje na Austrália. Todo pub que é aberto ou está em funcionamento, tem a palavra ‘Hotel’ em sua fachada, além da regra em relação comprar bebida alcoólica aqui: é necessário ir até um Bottle Shop (lojas credenciadas que comercializam estes produtos). Diferente do Brasil por exemplo, onde podemos comprar cerveja em um dos corredores dos supermercados, aqui, devemos nos deslocar até uma loja licenciada. Normalmente os Bottle Shops estão localizados pertos dos supermercados e bares, para facilitar o comércio destes produtos sem fugir das regras impostas.

Se for sair e consumir bebidas alcoólicas na Austrália, lembre-se sempre de cobrir as garrafas com sacolas plásticas ou aquelas de papel. Em lugares públicos, normalmente é proibido o consumo de bebidas alcoólicas, porém, estes lugares são sinalizados. As regras funcionam muito bem aqui, mas ainda os problemas sociais são frequentes. Há muita briga de rua por conta do consumo exagerado de álcool, ainda há acidentes de trânsito e desrespeito de algumas pessoas em relação ao consumo destes produtos em lugares não permitidos.

About Vanessa

Vanessa
Publicitária, de Campinas, São Paulo. Adora tecnologia da informação, sites e redes sociais. Em Sydney desde 2012, busca uma oportunidade de poder compartilhar todo seu conhecimento em terras Australianas.

Check Also

Novela “Totalmente Demais” na Australia: Bate-Papo com Humberto Martins

Gente ai que coisa mais linda…olha que bate-papo especial com o ator Humberto Martins para o Portal …

Natiruts com turnê na Australia

Quer ganhar um par de ingressos para ver o Natiruts em Sydney ou Melbourne? - Dê um share no post - Deixe um comentário. - O comentário com mais LIKES leva um par de ingressos!

Próxima Novela da Globo está sendo gravada na Austrália

As gravações da próxima novela da Globo já começaram! O Tourism Australia, órgão oficial de …