Aprender uma segunda língua requer prática e tempo. Quanto mais você pratica, em menos tempo você alcança a fluência no novo idioma. Morar na Austrália já facilita bastante, uma vez que você se torna mais exposto ao idioma, mas não basta. Você que veio ao país com o intuito de dá um upgrade no seu nível de inglês, não se limite as aulas do curso. Existem muitas ferramentas que você pode dispor na internet, veja a matéria “Estudando inglês por conta própria” em que listo alguns links, mas o objetivo desse post é compartilhar uma descoberta que eu fiz tardiamente, após uns 9 meses de Austrália: os grupos de estudo. É uma forma barata e eficiente de praticar o seu inglês e de quebra fazer amigos novos. Procurando em redes sociais e no Gumtree é possível achar pessoas promovendo encontros para praticar a língua, e isso pode incluir ou não nativos que se prestam voluntariamente para acompanhar o desempenho individual.
Frequento um grupo que se reúne na Biblioteca de Bondi Junction. O grupo é pequeno, varia entre 5 a 8 pessoas de nacionalidades diferentes incluindo um australiano como mediador. Normalmente iniciamos os estudos com a leitura de um ou dois textos por todos em vezes alternadas. A partir daí, o mediador do grupo faz umas observações quanto a pronúncia, expressões e palavras novas. Debatemos um pouco o que foi lido e fazemos umas atividades de gramática. E esse formato é flexível: está aberto a sugestões de pauta. Os meetings acontecem todas as quintas feiras das 6pm as 8pm e só é cobrado um valor de 5 dólares por semana para cobrir as despesas com a impressão dos textos. Se quiser participar entre em contato conosco, pois frequentemente aparecem vagas. Vale lembrar que apesar de ser um encontro informal é importante o comprometimento de comparecer aos encontros regularmente. A nossa ausência constante afeta a motivação do grupo.
Se você frequenta outro grupo ou deseja montar um novo, aproveita para postar aqui nos comentários. Idéias assim devem ser compartilhadas!