Friday, October 18th, 2019 | 2:40 am
Booking.com
AU-BDAYWEEK-728x90

Torre de Babel?

Passei mais de um ano inteiro sem contato com brasileiros aqui na Austrália. A não ser meus amigos e minha família no Brasil via telefone, skype, facebook, e outros apps and midias sociais, eu não conheci nenhum brasileiro por aqui até então. Eu gostava de ir ao CBD, onde eu podia escutar uma música conhecida de vez em quando, e soava delicioso aos meus ouvidos: o som da minha língua.

Eu tentava identificar nos rostos de quem passava, algo de familiar, algo que me dissesse que esse ou aquele eram brasileiros. De vez em quando eu acertava, mas na maioria das vezes eu errava! Ao perguntar, ou chegar mais perto para tentar saber em que lingua estavam falando, me deparei com libaneses, italianos, persas, russos, malteses…e surpresa lembrava da nossa mistura de etnias e como é difícil identificar um brasileiro quando ele não é o estereótipo do brasileiro…e da mesma forma, as pessoas que conversavam comigo, não eram capazes de dizer que eu era brasileira. Alguns ficavam muito surpresos em ver que eu não era do tipo “Mulata do Sargentelli”!…branca? Loira? Brasileira…hmmmm….”funny”…

Mas da mesma forma que eles olhavam para mim com ar de surpresa, eu também olhava para eles com uma certa estranheza. Eles, quero dizer, os Australianos. Australianos que são Ingleses, Irlandeses, Indianos, Paquistaneses, Libaneses, Sudaneses, Chineses, Koreanos, Vietnamitas, Indonésios, Malásios, e outras tantas nacionalidades.

Na minha primeira visita à Ópera House, fiquei maravilhada ao ver alguns desses povos usando as roupas tradicionais de seus países e achei super interessante ver isso, que não vemos com tanta frequência no Brasil. Com o tempo fui percebendo que não eram somente os turistas que se vestiam assim, mas também os que viviam aqui. Muçulmanos, Hindus, Sri Lankans, e outros…fascinante ver como a política de manter a cultura de cada povo é levada a sério aqui na Austrália.

Nossa mistura de etnias no Brasil já está em nosso sangue, e nem sempre ela é conhecida de nós mesmos. Podemos descender de várias etnias e ter os mais variados sobrenomes, sem saber direito se nossos antepassados eram desse ou daquele país. Em alguns casos é muito claro, mas outros, um mistério porque nascemos num país onde os registros de onde viemos não foram preservados por uma razão ou por outra, mas em especial por causa da Inquisição européia.

No Brasil a gente anda nas ruas e até se depara com pessoas falando em outras línguas, mas em geral, nós conseguimos identificá-las. Tal como o próprio ingles, o francês, italiano, espanhol, mas aqui, ouvimos idiomas que não temos a menor idéia de onde é! Pessoas falando ao telefone, ou conversando com alguém, sem que possamos sequer adivinhar o que seria.

Essas diferenças me chamam muito a atenção, me fascinam, na verdade. Mas mais do que essas, tem outras diferenças que me deixam perplexas: as diferenças sutis. Aquelas que não nos damos conta por algum tempo, mas que vão fazer as grandes diferenças na nossa vida diária. Essas diferenças são as diferenças culturais em termos de relacionamento.

E relacionamento de todas as formas. No trabalho, com amigos, com “roomates”, mas acima de tudo, quando você tem uma vida em família com um estrangeiro. Eu me casei com um Inglês que migrou para a Austrália aos 3 anos de idade com seus pais. Hoje ele é mais australiano do que Inglês, na sua percepção. Mas na minha percepção, ele é os dois. Assim como nós, que somos produtos de famílias de várias culturas, que mesmo sendo brasileiros, somos um pouco portugueses, ou um pouco italianos, ou um pouco alemães, ou um pouco holandeses, ou um pouco africanos. E sem que a gente se dê conta, nossos valores familiares reproduzem essa mistura, apesar de acharmos que somos todos brasileiros. E somos.

About Brazil in Australia

Brazil in Australia
Brazil in Austrália / O Portal independente de notícias para quem quer morar e estudar na Austrália. E para quem já conhece mas quer descobrir mais sobre a comunidade brasileira na Australia. O POrtal Brasil in Australia é para você.Curta, Compartilhe e Participe!

Check Also

Your ultimate guide to White Night Melbourne

Prepare for your 12-hour adventure with our top picks of things to do, see, eat …

Você tem uma estória interessante para contar sobre como você ou sua família chegaram na Austrália?

Estamos selecionando estórias e memórias de imigrantes para o nosso site. Você ou seus familiares …

Aprendendo a Aprender

Tem dias que minha cabeça arde de cansaço. É um cansaço imenso de reaprender a …