Monday, December 11th, 2023 | 8:06 pm
Booking.com
AU-BDAYWEEK-728x90

Profissão: Tatuadora na Austrália

tatto na Austrália
Entrevistada da Semana: tatuadora Daniela Vasconcellos (foto)

Entrevista com Dani Tattoo mãos de fada

Nascida em Porto Alegre, Daniella Vasconcelos, mais conhecida como Dani Tatto mãos de fada, mudou-se para a Austrália em 2013 e hoje está bem estabelecida no mercado como tatuadora. Na entrevista dessa semana Dani Tatto fala um pouco sobre sua trajetória profissional, tattoo na Austrália e preconceito.

 Quando  nasceu o interesse pela tatuagem, e mais concretamente por tatuar?

Na verdade eu nasci artista, então sempre me deslumbrei com qualquer tipo de arte. Aos 2 anos de idade minha mãe já era chamada no colégio pelos professores para ser comunicada que eu possuía talento para desenhar, pois não era comum na minha idade ter tal desenvoltura para a arte.

A tatuagem em particular tive acesso aos 13 anos de idade quando participei de um concurso de desenho em uma multinacional no Brasil e não acreditaram que tinha sido uma criança e sim um profissional . A partir disso tive noção de que meus desenhos eram de qualidades e passei a vender séries de desenhos para tatuadores . Um certo dia um deles pediu para que eu não vendesse mais e fizesse somente para ele , que ele me ensinaria a tatuar e seria sua sócia . Eu tinha só 13 anos e meio e topei, a primeira tatuagem que fiz na minha vida foi na minha mãe , a pedido dela.

Pode contar um pouco da sua carreira profissional?

Comecei a tatuar aos 13 anos de idade como contei acima na cidade de Sao Paulo , onde fui criada embora eu seja gaúcha. Aos 18 anos tive minha primeira tattoo shop em Porto alegre e já me sustentava através da minha arte . Fiquei 2 anos com ela aberta . Aos 20 me apaixonei pelo Rio de Janeiro e decidi morar lá , trabalhei na maior tattoo shop da capital , depois troquei de estúdio e aos 22  anos decidi ter novamente minha própria tattoo shop em Florianópolis para ficar perto do meu pai. Fiquei com ela 8 anos aberta , e todo ano passava temporadas em outros países para tatuar a convite de estúdios , trabalhei em 11 países diferentes . Aos 30 anos, estava passando uma temporada na Austrália e recebi um e-mail da imobiliária da minha tattoo shop dizendo q o dono da sala ia vendê-la. Fiquei em choque , mas percebi que era uma ótima oportunidade para mudar tudo. Fechei minha loja e vim para Austrália , e hoje me encontro em Sydney.

Durante esses 18 anos de carreira , aprendi muitas coisas sobre essa arte e continuo aprendendo diariamente , acho q o segredo do bom profissional é saber que nunca sabe o suficiente e ter uma auto crítica grande e humildade , para evoluir sempre.

O que é que é preciso para se ser um tatuador? Como se pode aprender?

 Para ser um bom tatuador , primeiramente é necessário saber desenhar . Ter talento é o básico , pois os clientes gostam de ter criações exclusivas , e o bom artista necessita de criatividade para elaborar imagens e dar ideias , além de dominar as técnicas de desenho. E ter talento para desenhar também nao vai garantir que você seja um bom profissional como tatuador, mas já é um início. Pois a arte de tatuar envolve técnicas, muito diferentes das usadas em papel, e também higiene, saúde e muita responsabilidade pois é um trabalho que nao admite erro.

Com a globalização , as informações atualmente estão ao alcance de qualquer pessoa através da internet o que facilitou muitos “picaretas” entrarem na área.  E alguns outros inventaram cursos de tatuagem , onde oferecem ensinamento da arte em 3 meses por uma quantia altíssima de dinheiro .Eu particularmente não recomendo que ninguém que não tenha talento ingresse nessa profissão . Pois  de fato ninguém aprende  a tatuar em 3 meses. Além de ser necessário a desenvoltura com a arte  existem mil variáveis  para se executar esse tipo de trabalho como hidratação das peles, reações pessoais perante a dor e tonalidades de tecido, regulagem de máquinas , voltagem da fonte e tipo de agulhas  …entre outros …. Para mim o melhor caminho é procurar um bom estúdio e caso você tenha talento convencer o tatuador que você pode ser um bom profissional e dessa forma você contribuirá com desenhos e com serviços gratuitos na tattoo shop em troca do ensinamento .

Que conselhos você daria a uma jovem que ambicione tornar-se tatuador?

O primeiro deles é desenhe muito, todos os dias, crie novas artes, novos estilos.  Depois faça um curso de biosegurança  com médicos para saber como se proteger e nãoo contaminar os clientes . E somente após isso procure um bom tatuador em um estúdio e mostre suas artes ofereça o trabalho gratuito criando desenhos, atendendo na recepção do estúdio , limpando , etc em troca do ensinamento .

Quais são as maiores dificuldades que um tatuador enfrenta hoje em dia, especialmente na Austrália?

A Austrália é o único país do mundo onde existe uma lei muito rígida sobre tatuagem, e onde existe a CARTEIRA de LICENÇA para TATUAR . Aqui todos os tatuadores passam por uma investigação criminal  e de qualidade de trabalho , somos obrigados a ir na polícia deixar nossas digitais e a pagar uma taxa para dar entrada na carteira de licença para tatuar  e você só pode exercer a profissão se for aprovado pelo governo , caso contrário é crime . Além disso temos as outras burocracias legais , pois se a tatuagem não é autorizada formalmente pode ser considerada uma lesão corporal . Também temos que ter alvará sanitário e uma série de registros relacionados a saúde e segurança .

Outra dificuldade é que os materiais de qualidade são bem caros o que aumenta o custo do procedimento e muitas vezes por falta de informação os clientes  não valorizam o preço do trabalho .

Acha que a tatuagem ainda é encarada com preconceito ou você acha que hoje em dia o trabalho de um tatuador já é visto por todos como forma de arte?

A arte de tatuar hoje em dia passou a ser luxo , pois como expliquei acima uma BOA tatuagem tem um certo custo entao passou a ser encarada de outra forma. Mas infelizmente alguns países ainda discriminam a arte sim por falta de informação e puro preconceito.

Dani, quais são os desenhos mais pedidos aqui na Austrália? Você acha que o gosto do público daqui difere do Brasil:

Aqui na Austrália o pessoal pede muito as estrelas da bandeira da Austrália, ou as coordenadas geográficas , ou o kangaroo , quando se trata de turistas ou pessoas que vieram para intercambio passageiro como uma forma de marcar a experiência que tiveram aqui. Já as pessoas que me procuram para fazer um trabalho artístico elas geralmente são muito abertas a sugestões por aqui e respeitam muito a experiência do profissional , então acabam me dizendo o estilo que querem e confiam no meu talento para criação o que é extremamente prazeroso e gratificante , o fato de não ser limitada .  Certamente os públicos sao bem diferentes , especialmente pelo fato da limitaçao , o brasileiro geralmente impõe limites para o desenho  , estipula tamanho e cores a serem usadas , já o publico da australia nao se importa mto com isso , contanto que o trabalho fique bonito e bem feito.

Gostou? Da um share e manda a sua história na Austrália.

 

Foto do portfolio de Daniela
Foto do portfolio de Daniela

 

Foto do portfolio de Daniela
Foto do portfolio de Daniela

 

 

About Aiara

Publicitária, soterapolitana, tem sede de descobertas e troca de informações. Após uma temporada de 4 anos na capital paulistana, veio morar em Sydney em busca de uma melhor qualidade de vida e realizações pessoais.

Check Also

Como preparar seu CV curriculo para o padrao australiano – Baixe os templates

Muita gente se pergunta porque não consegue emprego rápido quando chega na Australia. Mandei meu …

Aonde Assistir a Grand Final AFL em Melbourne

EVEN if you miss out on a ticket to the big game at the MCG, …

Your ultimate guide to White Night Melbourne

Prepare for your 12-hour adventure with our top picks of things to do, see, eat …